ype="applica Quem Tem Medo do Lobo Mau?: September 2006

Thursday, September 21, 2006

Políticos com sentido de humor

Oh diabo!, que ainda cheira a enxofre:



Qualquer um fazia isso com uma perna às costas:

Cyber Budget, o jogo para quem acha que é fácil ser ministro das finanças.

Tuesday, September 19, 2006

Deve ser esta a chave da felicidade

Querer sempre mais e melhor, sendo felizes com tudo o que já temos de bom.

Wednesday, September 13, 2006

A crise dos quase trinta, versão termómetro

Capuchinho Vermelho: "Acho que hoje já se pode dizer que está fresquinho."

Cinderela: "Sim, acho que hoje arrefeceu um pouco... Devem estar aí uns 31 graus."

(inspirado neste post)

Monday, September 11, 2006

11 de Setembro

Sei onde estava no 11 de Setembro de 2001, muito melhor do que alguma vez saberei definir onde estou hoje. Estava a trabalhar, no meu primeiro emprego. Era tudo novo, e, naquele dia, foi tudo ainda mais intenso. A noite chegou com muitas perguntas sobre o mundo e com algumas certezas sobre mim. O mundo estava a preparar-se para uma mudança profunda. E eu se calhar até podia ser boa naquilo que queria fazer.

Hoje o meu dia amanheceu nublado e cheio de questões. O que quero/o que não quero. O que vou fazer/o que não vou fazer. Este caminho é o certo/este caminho não é o certo.

Tenho um amigo que é muito talentoso em coisas que nós só podemos sonhar em saber fazer que me dizia que sentia que não tinha jeito para nada. Sabia algumas coisas, mas não sabia muito sobre nada dessas coisas. Ele sabe muito mais do que eu alguma vez saberei, mas nunca como agora o compreendi tão bem.

Há cinco anos estava tudo a acontecer, mesmo em frente aos nossos olhos, em directo na televisão. Estava tudo a acontecer no presente. Mesmo que o presente pareça estar a escapar-me, sei que cada vez mais é preciso questionar, seja o mundo, sejamos nós mesmos. Acho que só assim nos livramos da frustração de nos sentirmos estagnados. A indefinição que isso provoca é angustiante, mas já aprendi que mais cedo ou mais tarde vai valer a pena.

Tuesday, September 05, 2006

Uma questão de amor




























Foto: João Silva

Sunday, September 03, 2006

?

Já agora, foi à conta do site dos Pearl Jam que descobri o Dropping Knowledge: uma mesa redonda de 112 dos pensadores mais entusiasmantes da actualidade, desde cientistas a escritores, vai responder a 100 perguntas feitas na internet, por quem as quiser fazer, com o objectivo de criar uma plataforma aberta, gratuita e global de partilha de conhecimento.

Questionar para poder compreender, responder para poder partilhar.

What is your most important question right now?

Ten

Fiquei triste quando soube que o Dramático de Cascais tinha acabado de ser demolido, mais ou menos há um ano. Mas triste a sério, como se alguém tivesse roubado, sem direito, uma parte de mim. Nem sequer entrei lá muitas vezes, mas uma delas, em Novembro de 1996, marcou-me para a vida, como quase tudo o que significa muito na adolescência marca. Há dez anos atrás, ver os Pearl Jam naquele pavilhão parecia ser a coisa mais importante do mundo.

Era a coisa mais importante do mundo.

Ainda por cima tinha ido no primeiro dia, aquele em que Eddie Vedder subiu à coluna e fez o salto suicida. Gabávamo-nos disso, como se houvesse rivalidade entre os que tinham assistido ao primeiro concerto e os que tinham estado no segundo.

Na altura pensei que nunca mais os veria num palco. Depois a adolescência passou, mas eles continuaram a editar álbuns e a fazer digressões. Fiéis aos princípios, a si mesmos, com os pés assentes na terra. Dos gritos mudos da juventude aos olhares críticos ao mundo. Fico contente quando me dizem que admiram a integridade da banda, mesmo que não gostem da música.

Aquela primeira vez não se repetiu em 2000 e também não vai repetir-se agora. Nem nós nem eles somos os mesmos que éramos há dez anos.

É amanhã e na terça-feira.

Saturday, September 02, 2006

Como despachar um gajo, por Lily Allen

Lily Allen é a autora do meu disco de Verão e tem um jeitão para as palavras. É mordaz, ácida e muito, muito divertida. A música entranha-se à primeira, mas é preciso ouvir com atenção e reparar nas letras para a experiência ser ainda mais interessante (no meu caso está a atingir níveis preocupantes de vício). Eis o seu manual antimelga, retirado de “Knock ‘Em Out”:

- Não podes ficar com o meu número porque perdi o telefone

- Estou grávida e vou ter um bebé dentro de seis meses

- O problema é que não tenho tempo

- Vou casar-me na próxima semana

- Tenho de ir porque a minha casa está a pegar fogo

- Tenho herpes… er… não, sífilis



(no fim da música ainda se ouve “não, SIDA, tenho SIDA”, à mistura com risinhos. Circulam por aí versões com esta parte censurada)

Friday, September 01, 2006

A verdade

Nua, crua, desconfortável.