ype="applica Quem Tem Medo do Lobo Mau?: August 2007

Saturday, August 25, 2007

"Gosto mais do Neon Bible do que do Funeral porque tem, sei lá, um som mais grandioso"

A minha mãe gosta dos Arcade Fire.

Thursday, August 16, 2007

África ali tão perto

Uma ligação ferroviária entre Espanha e o Norte de África parece-me muito bem. Mas será que o comboio vai ter esta vista?

Monday, August 13, 2007

Fazer história, a dançar como se não houvesse amanhã

Gostava de dizer que estive lá, mas estaria a mentir.

Gostava de dizer que os Joy Division, os New Order e os Happy Mondays são do meu tempo, mas também estaria a mentir.

Gostava de dizer que fiquei triste com a morte do Ian Curtis, mas nessa altura estava eu, acabada de nascer, a aprender como se vivia. Gostava de dizer que vibrei com a primeira vez em que ouvi o “Blue Monday” (alguma vez nos vamos cansar de dançar isto?), mas é claro que não me lembro da primeira vez em que ouvi o “Blue Monday”, embora seja provável que estivesse metido no meio dos programas de telediscos que devorava ao fim-de-semana, nos intervalos dos trabalhos de casa da escola primária.

Gostava que tivesse sido possível entrar um dia na Hacienda, mas vá lá, muita boa gente também gostava. Parece-me que uma noite passada num hotel de Manchester sem ver nada da cidade não conta.

Ainda assim, fico contente por ter descoberto tudo isto, mesmo que tarde. Em tempos teria vergonha de dizer que foi tarde. Agora já não. De ter assistido, já no século XXI, ao reaparecimento destas músicas nas pistas de dança. De ter visto o “24 Hour Party People” assim que saiu e de me ter apaixonado por algo que já não era, mas que ainda é muito para muita gente.

I used to say some people make money and some make history - which is very funny until you find you can't afford to keep yourself aliveTony Wilson, 1950-2007

Friday, August 10, 2007

O que vai na cabeça dos outros

I'm sick of feeling my soul
To people who'll never know
Just how purposeless and empty they've grown
Because the language confuses
like computers refuse to understand how I'm feeling today

I'm freezing and losing my way
I don't need another map of your head
I'm freezing and losing my way
I don't need another map of your head

I saw a liquid control
That gives life to a soul
I hit my head on it and woke up to know
That I was all alone
Wearing just socks and a phone
Someone's screaming like their world might explode

Yeah I'm freezing and losing my way
I don't need another map of your head
I'm freezing and losing my way
I don't want another map of your head

Freezing and losing my way
I don't want another map of your head
I'm freezing and losing my way
I don't need another map of your head


Muse, Map of Your Head (Hullabaloo, 2002)

Monday, August 06, 2007

Acho que o Verão foi só isto

Um fim-de-semana em Julho, outro em Agosto. Ainda deu para apanhar um escaldão nos ombros no sábado. Ontem não havia uma única nuvem no céu, o termómetro chegou aos 30 graus e passei a tarde a apanhar sol no parque.

Neste preciso momento chove a potes.

Sunday, August 05, 2007

Ontem passei por aqui




















dEU
S, Antuérpia, 1994

Ali mesmo, entre as arcadas que dão para o porto e o Tom e o Stef Kamil. Com a catedral em pano de fundo. Como já não estamos em 1994 há muito tempo, eles também já não estavam lá.

Antuérpia é a cidade fashion da Flandres. Bruges atrai os turistas, Gent é a cidade por descobrir, relaxada e cool, Bruxelas é o ponto internacional extraordinariamente discreto. E enquanto todas partilham de um certo low-profile tipicamente belga, em Antuérpia há que ver e ser visto. Bem vestido, de preferência.

Não propriamente bem vestida meti-me no comboio e saí na estação central. Paga-se para entrar na catedral de Antuérpia, mas a estação central é grátis e é um bocadinho como estar numa catedral, de tão bonita que é.

Depois percorri as ruas cheias de Zaras e Mangos e Esprits e H&Ms, cheguei ao Grote Markt (aqui todas as cidades têm a sua Grand Place). Era fim-de-semana de festa, e parte da praça estava intransitável. Decidi deixar a confusão para encontrar o porto. Aquele que aparecia nos livros de História, como diz a Cinderela, com toda a razão.

O Porto de Antuérpia pode ser o segundo maior da Europa (o maior, diz a Wikipedia, fica em Rotertão), mas estava bem mais sossegado. Os barcos, o rio e as gruas (parentes da Poderosa e da Vigorosa, quem sabe?) são a perder de vista, mas há uma paz qualquer naquele misto de beleza e decadência.

Esta é a segunda maior cidade da Bélgica, a maior da Flandres e o centro mundial do diamante. Se calhar é por isso que eles se acham melhores que o resto dos flamengos, e bem melhores do que qualquer belga da parte francófona.

Continuei a andar à beira-rio, sem ver dEUS ou Zita Swoon. Mas que hei-de fazer?, lembrei-me deles.

Saturday, August 04, 2007

A mim nunca me calhou isto numa viagem de comboio














Ethan Hawke e Julie Delpy em Before Sunrise (1995).

É mais senhoras de meia idade a descalçar os sapatos, adolescentes a fazer barulho, bebés a berrar e crianças a cheirar a iogurte de banana.

Friday, August 03, 2007

Este senhor é grande

Os Gamíadas - Prólogo

Os Gamíadas - Das Descobertas, Batalhas e Combates na Praia e no Castelo


Agora vou ali cobrir-me de vergonha por nunca ter ido a este festival e esperar ainda ser digna da sua amizade. Enquanto isso, tenho saudades dele.

Thursday, August 02, 2007

Não consigo resistir

De cada vez que passo por aqui lembro-me disto.

Bom, se calhar até tem alguma coisa a ver.

Wednesday, August 01, 2007

O galo

Não há nada mais engraçado do que ir contra uma porta. Especialmente se for de vidro.

Hoje foi a minha vez. Já não foi tão engraçado porque doeu um bocadinho. Mas à conta disso passei um final de dia bem disposto.

Claro que a porta já estava lá, eu sabia que a porta já estava lá. Muitas vezes está aberta, mas ultimamente até tem estado fechada. Mas pronto, esqueci-me dela. Não sei onde estava com a cabeça, ali não era com certeza, pelo menos até ao momento do choque.

Agora tenho um galo. Sinto-me como uma criança que bateu com a cabeça na mesa ou que caiu a jogar à bola. Não dói muito, mas está cá para me lembrar que hoje fui um bocado cabeça no ar.