ype="applica Quem Tem Medo do Lobo Mau?: June 2007

Sunday, June 24, 2007

One week

Sei que do vou sentir falta. Das pessoas com quem trabalhei. Das coisas que fizemos, do que alcacamos juntos. De me sentir parte daquela equipa, sendo apenas estagiaria, apenas durante cinco meses. Vou sentir falta de entrar num autocarro ao fim-de-semana, sem destino nem hora marcada, so pelo prazer de descobrir para onde vai, por onde passa. Dos transportes que passam de minuto a minuto, mesmo aos domingos, e nos levam num instante ate ao outro lado da cidade. Dos morangos ingleses e do leite fresco. Dos almocos nos parques, de ver homens de gravata e mulheres de saltos altos a almocar nos parques, o que nunca vi em Portugal. De me perder na cidade e ter a mao o detalhado London A-Z no caso de querer voltar a encontrar o caminho. Do rio, dos artistas de rua no Southbank. Neste que e o meu ultimo fim-de-semana por ca, percebo que vou sentir saudades de descobrir os pequenos pormenores da cidade.

E depois de ontem passar por Covent Garden pela primeira vez desde Fevereiro, local que evitava pelas multidoes, acho que tambem vou sentir saudades dos turistas. Ao contrario dos londrinos, ao menos eles olham nos olhos. E sorriem.

Nao vou sentir saudades de me sentir invisivel, da sensacao de nao ter ninguem com quem contar. Nao sou so eu: sao oito milhoes de pessoas que vivem a correr e nao se conhecem. Nao vou sentir saudades dos pequenos guetos culturais, de perceber que numa das cidades mais multiculturais do mundo as pessoas nao se misturam.

Fui a Londres pela primeira vez aos 16 e fiquei fascinada, como qualquer adolescente que goste de musica - e sao todos - fica. Gostei tanto que queria viver ca, e quis durante anos. Nunca o fiz, por falta de coragem e oportunidades. Agora que nao tinha escolhido Londres, Londres escolheu-me. A cidade continua fabulosa, mas viver ca foi uma desilusao. E se calhar a desilusao nao tem so a ver com os ingleses, com os lodrinos ou a maneira como se vive ca, mas comigo tambem. O meu estado de espirito esta diferente e tem pouco a ver com a cidade.

Mas feito o balanco, foi aqui em Londres que comecei a mudar a minha vida. So por isso nao vou poder esquece-la.

Friday, June 08, 2007

Assim ao longe, a Figueira da Foz está com ar de Andromeda

À noite, vistas do avião, as luzes das cidades parecem formar constelações. Só que desta vez nós é que estamos cá em cima.