ype="applica Quem Tem Medo do Lobo Mau?: A felicidade não precisa de ter preço

Sunday, July 16, 2006

A felicidade não precisa de ter preço

O país mais feliz do mundo chama-se Vanuatu, e eu nem sequer sabia da sua existência. É um arquipélago no Pacifíco, composto por 83 ilhas, pelas quais se espalham 200 mil habitantes, que vivem essencialmente da pesca e da agricultura. Têm praias paradisíacas, florestas luxuriosas e uma democracia avançada. Não têm, nem precisam, de forças militares. Não têm muito, mas vivem, felizes, até aos 69 anos.

Nasceu um novo índice económico: o índice planeta feliz. Segundo o Público de hoje, os seus criadores - a organização britânica New Economics Foundation -, querem desafiar a forma como pensamos a sociedade, a economia e o ambiente. Para tal elaboraram um ranking de felicidade, usando como indicadores a esperança média de vida, a satisfação com a vida e o impacto que temos no ambiente. Surpresas: nenhum dos países do G8 reunidos hoje em São Petersburgo conseguiu chegar aos 50 primeiros lugares. A Colômbia, que para o exterior é um antro de barões de droga, aparece em segundo lugar, seguida da Costa Rica e de grande parte dos países do Pacifíco e das Caraíbas. O país europeu com um maior índice de felicidade é Malta (as ilhas pequenas tendem a dar-se bem com este estudo). Os Estados Unidos surgem em 150º lugar, o Reino Unido em 136º e a França em 129º. Portugal é o número 136. Sem supresas: o Burundi, a Suazilândia e o Zimbabwe são os últimos.

A conclusão é aquela que até já sabíamos: industrialização e consumo nem sempre são sinónimos de felicidade. E aquela ideia maluca de abandonar tudo e ir viver para a praia ou para o meio do campo, que passa de vez em quando pela cabeça de muitos nós, não é assim tão disparatada.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Quer dizer... eles chamam-lhe o indice de felicidade planetaria (porque indice de planeta feliz nao soa nada bem), porque 'e sobretudo um indice ecologico... E gostava que eles apresentassem o calculo do nivel de satisfacao de (com a) vida... Mas e' um principio e sempre chama a atencao para as coisas que tu tao bem referiste! :-)

17:32  
Anonymous Anonymous said...

Haverá bilhetes de ida para Vanuatu?

18:43  
Blogger Postcards from Portugal said...

A satisfação com a vida é uma das melhores - muito melhor que em Portugal. Isto, claro, se não quiseres mais nada da vida do que peixe grelhado na praia :)

Cinderela, vou averiguar se há companhias low cost a voar para lá :D

20:12  

Post a Comment

<< Home